Derecho a las telecomunicaciones

CONVERGENCIA - INCLUSION - LIBERTAD - EQUIDAD

martes, 1 de febrero de 2011

Acuerdo de Cooperacion entre Brasil y Argentina

Brasil e Argentina firmam acordo de cooperação na área de comunicação
O ministro das Comunicações Paulo Bernardo, aproveitando a comitiva presidencial brasileira à Argentina, celebrou com as autoridades daquele país um acordo de cooperação internacional na área de banda larga e no intercâmbio de informações regulatórias. Trata-se do Plano de Ações Conjuntas com o governo argentino que visa a aproximação entre o Plano Nacional de Banda Larga brasileiro e o Plano Nacional de Telecomunicações Argentina Conectada. Recentemente, a Argentina passou também por experiências importantes para desenvolver um marco regulatório para as comunicações. Ainda que o convênio não trate desse tema, o acordo trata dos seguintes tópicos:
* Interconexão – trocar experiências com planos de fibra ótica a cargo dos operadores nacionais de ambos os países com incumbência de desenvolver redes estatais; incorporar aos projetos regionais de integração física entre os dois países a implantação de dutos para a passagem de cabos e fibra ótica; coordenar esforços no projeto de transposição de cabo óptico do Oceano Atlântico; implementar Ponto de Troca de Tráfego na região da fronteira até 2013.
* Regulação – trocar informações em matéria de legislação, normas jurídicas e técnicas sobre espectro e padronização das comunicações nos dois países.
* Política Industrial – estabelecer associação estratégica na produção de equipamentos e trocar informações sobre programas e políticas na área industrial que visem tornar acessíveis aos cidadãos brasileiros e argentinos equipamentos de acesso à internet. Envidar esforços no sentido de interconectar a ARSAT e a TELEBRÁS, as duas estatais argentina e brasileira.
* Inclusão Digital – intercambio de experiências exitosas na área de inclusão digital nos dois países.
* Conteúdos Digitais Interativos – trocar experiências de plataformas e ferramentas na área de tecnologia da informação, além de, entre outros, desenvolver a produção conjunta de conteúdos digitais e interativos; instalar centros de armazenamento e processamento de dados como forma de internalizar o tráfego de dados em seus territórios.
* Concertação Política – Participar de forma coordenada nos fóruns internacionais sobre sociedade da informação, em especial nos temas relativos à governança na internet.
* Pesquisa - buscar coordenação entre as instituições de capacitação na área de telecomunicações e interconectar as redes de pesquisa e desenvolvimento.
* Financiamento – trabalhar coordenadamente na definição de mecanismos de financiamento e acesso a crédito para projetos estratégicos na área, sejam públicos ou privados

No hay comentarios:

Publicar un comentario